Caixa – Flamengo x Corinthians
O assunto que mais se comenta é a rivalidade que a imprensa tenta travar (alavancar) com relação a valores de patrocínio entre Flamengo e Corinthians. A Caixa Econômica Federal pagará ao Flamengo R$ 5 milhões a menos ao que é pago ao Corinthians. É ruim? Eu não acho.
Diante de toda essa discussão me veio à mente diversos fatores preponderantes e que poderia aprofundar ainda mais o assunto. Fatos que para mim motivam os valores que o Corinthians recebe por seus patrocínios e também o Flamengo. Lembrei-me de um texto do novo blog Falando de Flamengo chamado “Flamengo – Este nome ainda se vende sozinho? ” de autoria do meu amigo Paulo César Pereira que tem base para falar, pois já prestou serviços ao Flamengo.
O Corinthians tem sim uma das camisas mais valiosas do mercado latino americano, mas por trás disso vêm inúmeros fatores relevantes: Marketing agressivo, retomada da credibilidade no mercado, fidelização do seu torcedor, títulos, Ronaldo e o ex-presidente Lula. Cinco anos atrás o Corinthians vivia uma realidade mais ou menos parecida que a nossa porque tirando o fato de não termos caído para a Série B do Campeonato Brasileiro, a realidade é a mesma: Clube afundado em dívidas, Marketing inoperante, falta de títulos expressivos, falta de credibilidade no mercado e um passado recente de presença em páginas policias.
O Corinthians saiu da Série B em 2008, contratou um astro mundial, retomou a credibilidade no mercado, partiu para ações ousadas de marketing e captação de patrocínios. Quem não se lembra da camisa do Corinthians entre os anos de 2009 e 2010? A camisa parecia um macacão de Fórmula 1, mas trazia ao Clube muito milhões de reais. A valorização se deu também nas conquistas esportivas: Campeonatos regionais, nacionais, continental e mundial. Antes de fechar com a Caixa, o Corinthians ficou oito meses sem um patrocinador máster e vez ou outra fechava um patrocínio pontual como na final da Libertadores. Além disso, antes de fechar o patrocínio mais caro do Brasil, o Corinthians era naquele momento o campeão continental e estava para jogar um mundial que traria visibilidade incalculável a Caixa. A realidade de patrocínio do Corinthians depois de tudo isso hoje é:
Empresa:
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Valor em Reais:
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Espaço da camisa:
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Obs.:
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Nike
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30 milhões
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–
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Fornecedora
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Caixa Econômica Federal
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30 milhões
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Frente e costa
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TIM
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2,5 milhões
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Nos números do uniforme
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Fisk
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12 milhões
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Manga
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Total
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74,5 milhões
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Agora vamos olhar o nosso lado. Em 2009 fechamos o ano com um título brasileiro após dezessete anos de jejum, fechamos no fim do ano com dois patrocinadores: Batavo e BMG e éramos naquele momento um dos Clubes que mais arrecadava no país com patrocínio, mas ao invés de termos uma ascensão esportiva e também em nosso marketing, o que ocorreu foi justamente o contrário. Fomos figuras constantes nas páginas policiais, não brigamos pelo titulo continental e lutamos para não cair no Brasileiro. Somando a isso, nosso patrocinador principal suspendeu pagamento por insatisfação, não renovou contrato e nos anos que se seguiram o Clube viveu de conturbações políticas, administração amadora e um departamento de marketing inoperante. Assim que encontrou o Clube a atual diretoria, e sem patrocínio máster, contrato do patrocinador da manga encerrando sem ser renovado e de concreto só a fornecedora de material esportivo, a Olympikus e a TIM.
Quatro meses depois de ter assumido o Clube, Bandeira de Mello e seu grupo trouxeram credibilidade para o Flamengo. Coisa que não tínhamos no mercado. Mesmo com os resultados por ora discretos esportivamente, podemos dizer que temos hoje um marketing operante e a expectativa é de crescimento. Hoje a nossa realidade de patrocínios é:
Empresa:
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Valor em Reais:
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Espaço da camisa:
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Obs.:
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Adidas
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35,6 milhões
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–
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Fornecedora
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Caixa Econômica Federal
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25 milhões
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Frente
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Peugeot
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10 milhões
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Costa
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TIM
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2,5 milhões
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Nos números do uniforme
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Total
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73,1 milhões
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Vale ressaltar que ainda nos resta o espaço da manga e a diretoria tem a expectativa de algo em torno de R$ 8 milhões a R$ 10 milhões. Fechando com esses valores, a camisa do Flamengo passaria a valer mais de R$ 80 milhões/Ano. Fora que esse número sobe com bonificações por títulos, venda de material e etc… Estamos falando de uma diferença mínima de R$ 1,4 milhão com o atual campeão continental e mundial. Tá ruim? Agora podemos dizer duas coisas: Temos a resposta ao título do texto do Paulo César: O nome Flamengo vende sozinho (Aliado, claro a um mínimo de credibilidade) sim e que é leviano comparar o Flamengo com qualquer outro Clube! Como bem define Ronaldo Gomlevsky, hoje membro do Conselho Gestor da atual diretoria: “O Flamengo é uma força da natureza”.
O Corinthians mira ser o maior Clube do Brasil em torcida e o seu alvo será sempre o Flamengo. Eles contam também com um grande aliado, a imprensa que compactua com eles e cria pesquisas discrepantes aliadas a essas comparações como a que estamos discutindo agora.
Não sei se repararam, mas hoje o nosso marketing direciona competitividade com os grandes da Europa. No site Oficial do Flamengo, não há mais a inscrição: “O Clube mais querido do Brasil”, mas sim do mundo que é o que realmente devemos ambicionar. Imaginem quanto valeria a camisa do Flamengo se fossemos hoje o atual campeão continental e mundial. Não tem como fazer projeção. Se caminharmos em direção ao que pretendem o nosso marketing, seremos um dos principais Clubes do mundo em patrocínios. Não é utopia o que falo é só analisar.
Não vejo motivos para insatisfação por parte de nenhum torcedor do Flamengo com relação aos números da Caixa e muito menos dar voz a essa comparação torpe com o Clube que almeja ser o que somos! Estou satisfeito com os números que vamos arrecadar só com a nossa camisa.
Uma vez Flamengo, sempre Flamengo!
Fontes de pesquisa: Lancenet/Corinthians, Esporte IG, Lancenet/Flamengo, Revista Placar, Blog do Navarro, Blog Teoria dos Jogos e Yahoo.
PS 1.: Foram contabilizados somente os parceiros que estampam suas marcas no uniforme. Tanto Flamengo como Corinthians possuem outros parceiros/patrocinadores que também geram receitas.
PS 2.: Considerados somente os valores sem o que é pago pelo fornecedor de material esportivo, o Corinthians arrecada hoje R$ 44,5 milhões e o Flamengo R$ 37,5 milhões.
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