É festa! Bi-Vice e Libertadores 2012!

A última rodada do Campeonato Brasileiro chegou ao fim e, com ela, a certeza de que o Flamengo precisa (e tem) realizar profundas mudanças em seu elenco para o próximo ano. O jogo contra o Vasco deixou isso bem claro em vários momentos. Precisamos de um elenco mais forte devido às competições que iremos disputar em 2012. Apesar de garantirmos a vaga na Libertadores e de ver o Vasco conquistar mais um vice, ficou um gosto amargo de que poderíamos ter ido mais longe.

Luxemburgo mais uma vez surpreendeu ao escalar Negueba e, novamente, sacou Deivid. Fierro foi mantido, e o time pouco criou no primeiro tempo com essa opção tática. Além dos chutes de Thiago Neves e Fierro, o Flamengo não apresentou mais nada no primeiro tempo. O que se viu foi um Vasco mais organizado, pressionando o Flamengo em seu campo de defesa, especialmente pelo lado esquerdo, onde o Vasco, inclusive, construiu a jogada do gol que abriu o placar no Engenhão.

Luxemburgo percebeu a inoperância de Negueba. Acredito que o Flamengo apostava em jogadas de contra-ataque, o que não ocorreu no primeiro tempo. As jogadas de velocidade são uma virtude ausente em nosso time. As entradas de Muralha e Deivid no segundo tempo deram ao Flamengo uma nova cara. A superioridade flamenga foi evidente na segunda etapa, mas não saímos com a vitória devido às boas defesas de Fernando Prass, que parou chutes de Deivid e Ronaldinho.

A construção do gol do Flamengo foi primorosa. Ronaldinho fez um lançamento perfeito para Deivid, que deixou Renato em uma bela condição para dominar e marcar com uma finalização magnífica, igualando o placar.

Após o gol, o Flamengo abriu espaços e permitiu que o Vasco jogasse, quando o momento era de continuar pressionando o time cruzmaltino em busca do gol da virada. O Vasco ainda perdeu Jumar, expulso após uma entrada de carrinho em Júnior César, o que tornou impossível não deixar o Flamengo jogar. A partida foi violenta em alguns momentos, mas a passividade do árbitro no início foi notável. Quando era necessário conter as infrações, o que se viu foi uma série de faltas sem cartões para os “botinudos”. A expulsão de Renato por reclamação apenas reforça essa observação. Alecsandro estava batendo sem pudor e sequer recebeu cartão amarelo.

Ao final da partida, confirmamos a vaga na Libertadores de 2012, mas ficou a certeza de que poderíamos ter saído com três pontos. Melhor ainda foi mostrar ao Vasco que, se depender do Flamengo para levantar alguma taça, terão que recorrer ao impossível, talvez a episódios que nem o céu e a terra podem explicar.

Um pouco do meu Flamengo esteve de volta neste jogo, pois não faltaram garra, luta e entrega! Os jogadores demonstraram verdadeiro sangue nos olhos, deixando claro que não dariam ao Vasco nem o sabor de sonhar com o título brasileiro. O vasquinho nem conseguiu sonhar muito ou criar esperanças; o que comemoraram no Engenhão, com direito a Ricardo Gomes, foi o Bi-Vice do ano! Após uma semana de euforia entre os vascaínos, o que ouvi antes do jogo foi: “Vamos perder! O Vasco é freguês do Flamengo!” Eu não emiti qualquer opinião e consenti a tudo com meu silêncio. Eles são vascaínos, mas não são burros!

Agora começa a etapa de dispensas e contratações para a próxima temporada. Haverá várias especulações. O planejamento deve ser bem feito, pois a vaga na Libertadores foi apenas um consolo para quem esperava um título nacional. Que no próximo ano tudo seja diferente! Que venha 2012!

SRN!

Tulio Rodrigues

Twitter: @poetatulio

Siga-nos no Twitter: @blogserflamengo

Comentários

Descubra mais sobre Ser Flamengo

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

2 thoughts on “É festa! Bi-Vice e Libertadores 2012!

  1. O prazer de ver o vasco vice mais uma vez mim alegra.Mais tambem fica o centido de que poderiamos ter feito mais,hagora e nos reistruturar para esta temporada que se inicia.Uma vez Fla….sempre Fla…

Comments are closed.

Next Post

Vasco 1 x 1 Flamengo - Campeonato Brasileiro 2011

Jogo polêmico, disputado e com a cara de um Flamengo x Vasco. O empate ficou de bom tamanho para ambos. Comentários Descubra mais sobre Ser Flamengo Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail. Digite seu e-mail… Assinar

VEJA MAIS