Estamos no caminho certo.

aag20150613011

Não precisou muito, e ao mesmo tempo precisou. O Flamengo hoje não tinha nenhum tabu a derrubar, como sempre tem quando enfrenta algum time do Sul do país. Na última vez(antes de hoje) que Coritiba e Flamengo se enfrentaram pelo Campeonato Brasileiro, no Couto Pereira, vitória por 1 a 0 com gol de Everton. Hoje também foi 1 a 0 e com gol de alguém que também precisava/precisa de gols para se firmar e não virar uma “estrela-vagalume”.

Eduardo da Silva foi o autor do único gol rubro-negro, este sábado em Curitiba. Luiz Antônio que fez partida razoável pela direita – ainda tentando se firmar na posição após a saída de Léo Moura e o improviso de Pará pela esquerda -, deve continuar na posição, a menos que Ayrton, recém-chegado, mostre serviço e vire titular.

Jonas expulso injustamente, porém também imprudente. Assim como Marcelo Cirino querendo dominar a bola com o pé na testa do adversário. Não à toa Cristóvão tem pedido insistentemente nos treinos pela bola no chão, pelo passe.

Hoje, quem assistiu ao jogo, viu um Flamengo controlando a posse de bola. Tocando de um lado pro outro, invertendo o jogo. Claro que existem falhas, mas insistir na mudança é um enorme avanço. Com o tempo isso tudo vai se encaixar. Cristóvão também pode implantar a compactação dos espaços(e, se ele pede passe e posse de bola, obviamente também a compactação), já que com ela, o passe sai melhor e também com a possibilidade de um jogo mais rápido, coisa que pede o contra-ataque.

Marcelo Cirino que já foi citado, não atuou da forma como pode atuar, fazendo o que pode e sabe fazer. Talvez com a chegada dos reforços, ele recupere sua confiança, perdida no meio do Estadual. Paulinho também não vive seus melhores dias, mas hoje foi útil controlando o jogo e gastando o tempo – embora que eu considere isso um atraso para as pretensões do time no campeonato.

O Coritiba ameaçou pouco, mas o pouco que fez, assustou Paulo Victor. Como também quase deixou o Flamengo sem goleiro por uns tempos. Em suma, foi um jogo movimentado e amarrado no meio, com muita vontade e pouca criatividade. O Coritiba marcava forte, mas só o fazia pelo meio, e frequentemente deixando buracos em suas linhas. Um 4-3-3 que virava 4-5-1 quando o time não tinha a bola. O Flamengo jogava no 4-2-3-1, com Pará improvisado(de atuação até razoável), Jonas e Márcio Araújo como volantes(o primeiro também razoável e acertando bastante passes; o segundo muito bem na marcação) e Canteros pelo meio, como um típico camisa 10, que não o é, mas tem qualidade. Canteros é peça-chave nesse meio-campo, mas ainda necessita de um companheiro com a mesma qualidade pra dividir a responsabilidade de armar o jogo. Ponto que Arthur Maia muito peca, pois ficou na promessa. Seria mais um Mugni? Pode ser, desde que comece a “esquentar” o banco.

Cristóvão Borges pode fazer meus dedos serem triturados daqui algum tempo, mas hoje tem boas ideias. Ideias modernas e que, com a chegada dos tais reforços, podem fazer o time do Flamengo evoluir ainda mais. Que siga dessa forma. Estamos no caminho certo.

Ficha técnica

Coritiba 0 x 1 Flamengo

Campeonato Brasileiro, 7ª rodada

Local: Estádio Couto Pereira, Curitiba, Paraná.

Data: 13/06/2015

Árbitro: Guilherme Ceretta de Lima.

Assistentes: Marcelo Van Gasse e Rogério Pablos Zanardo.

Cartões Amarelos: Fabrício Baiano e Thiago Galhardo(Coritiba); Paulo Victor, Jonas, Márcio Araújo e Marcelo Cirino(Flamengo).

Cartão Vermelho: Jonas.

Coritiba: Bruno; Ivan, Luccas Claro, Leandro Silva e Henrique; Fabrício Baiano, Ruy e Helder; Wellington Paulista, Cáceres e Rafhael Lucas. Técnico: Ney Franco.

Flamengo: Paulo Victor; Luiz Antônio, Wallace, Samir e Pará; Jonas, Márcio Araújo, Gabriel, Everton e Canteros; Eduardo da Silva. Técnico: Cristóvão Borges.

Gol: Eduardo da Silva, 38′ 1T

Twitter: @43Germano

Blog Ser Flamengo no Twitter: @BlogSerFlamengo
Página do Blog Ser Flamengo no Facebook: Blog Ser Flamengo
Blog Ser Flamengo no Instagram: instagram.com/blogserflamengo
Blog Ser Flamengo no YouTube: youtube.com/blogserflamengo

Comentários

Descubra mais sobre Ser Flamengo

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Next Post

Homenagem ao @Maracanã - #Maracanã65anos

O Maracanã completa hoje 65 anos de uma infinita história. Seja com seu clube, Seleção Brasileira, um gol, um jogo, um lance… Todos tem uma história pra contar lá! Eu mesmo fiz esse ano 20 anos de história de arquibancada. Comentários Descubra mais sobre Ser Flamengo Assine para receber nossas […]

VEJA MAIS