“(..) Para ser um bom flamengo, primeiro que tudo, carece o cidadão de ser um homem do povo, capaz de gestos democráticos, sem atitudes de mando agressivo. O Flamengo é da paixão do povo. E aí está a sua grandeza.
Você também pode acompanhar essa e outras análises no formato podcast no Spotify, Deezer, Amazon, iTunes, Google Podcasts, Castbox e Anchor.
O Flamengo é um elemento de preparação do espírito nacional. E mais do que qualquer um vive, por todos os recantos do Brasil, nos entusiasmos de seus adeptos que são uma verdadeira legião. Se há um clube nacional, este será o Flamengo, criação do mais legítimo espírito de brasilidade. Flamengos são brasileiros de todas as cores, de todas as classes, de todas as posições.
Porque não há clube que [mais] seja de todo o Brasil, verdadeiramente da nação, do que o Flamengo. Em todos os sentidos, é o Flamengo o clube do povo brasileiro.
CASO PREFIRA OUVIR:
Mais um ano do meu querido Flamengo. Amo-o como um dos mais ardentes amores de minha vida. E por ele este meu coração bate no peito com as 120 pulsações dos minutos apertados da torcida. Sinto-o na angústia e não me amargo com isso. Aí está a minha paixão incontida, o meu maior arrebatamento de homem, confundido na multidão. E é por tanto amor que me dói a injustiça dos que não sabem conter as malignidades e se concentram contra um clube sem arrogância, tão camaradesco, sem bobagens, tão largado nas exuberâncias.
Mais um ano do meu Flamengo. E ele cada vez mais no coração do povo brasileiro.”
LEIA MAIS:
- O FLAMENGO POR MARIO FILHO: “UM CLUBE GRANDE POR FORA” – FLAMENGO 130 ANOS
- ALBERTO BORGERTH – O PAI DO FUTEBOL DO FLAMENGO – FLAMENGO 130 ANOS
- COMO NASCEU O FUTEBOL DO FLAMENGO E A PRIMEIRA CAMISA RUBRO-NEGRA – FLAMENGO 130 ANOS
Adaptação dos textos “A grandeza do Flamengo”, “Servir ao Flamengo é servir ao Brasil”, “O Flamengo merece muito mais” e “O Flamengo”, de José Lins do Rego
Seleção: Tulio Rodrigues
Reprodução:
Flamengo é puro amor – José Lins do Rego – Link para comprar
VEJA OUTROS VÍDEOS DA NOSSA SÉRIE:
—
Por Tulio Rodrigues (@PoetaTulio)
+ Siga o Blog Ser Flamengo no Instagram, no Facebook, no Twitter, no Youtube e no Dailymotion

