Resenha – Por trás dos muros da Gávea

capa-portrasdosmurosdagavea-170615Hoje temos muitos livros que tem como tema o Flamengo. Nos últimos anos, mesmo que timidamente as editoras estão investindo para a preservação da memória do clube e de seus ídolos. Porém, devemos ressaltar que nenhum trata de forma tão rica os bastidores políticos como o livro “Por trás dos muros da Gávea” de William Santos da editora Autografia. Já de conteúdo polêmico, o lançamento do livro, no dia 23 de julho, contou com uma confusão entre os Conselheiros do Clube Gonçalo Veronese e Allan Flávio Fonseca.

William Santos_Por_tras_dos_muros_da_Gavea_Blog_ser_Flamengo
William Santos autografa o livro em lançamento

O autor William Santos é contabilista, sócio benemérito do Flamengo e pelo clube já foi diretor de basquete, vice-presidente do Conselho Fiscal e Gerente de Controladoria. Com 40 anos de vivência no universo Rubro-Negro, William diz conhecer “como funciona culturalmente a engrenagem do Flamengo nos seus aspectos político, econômico e organizacional”. 

O livro, dividido em partes, começa com aspectos históricos do Flamengo como a sua fundação, a criação do Departamento de futebol, o primeiro Manto Sagrado, hino e marcha do Flamengo, a tradição no basquete, e outras curiosidades como a conquista da Taça Salutaris e a primeira Torcida Organizada do Brasil.

Em sua segunda seção, o autor aborda os aspectos patrimoniais do Flamengo como a Sede da Gávea, Edificio do Morro da Viúva, a mansão de São Conrado e o CT George Helal. Essa seção termina com a definição do “Novo perfil de Cartolas” que se dá na década de 1970.

O livro mostra que o começo desse novo perfil se dá com a vitória da FAF que elegeu Márcio Braga para o biênio 1977/1978. Após esse biênio, o livro afirma que o gosto pelo poder tomou conta dos dirigentes e se perpetua até hoje. William dos Santos nos mostra de forma didática como em sua opinião deve atuar um dirigente esportivo, as suas virtudes e fundamentos para uma boa gestão.

Mais a frente é abordado de forma profunda a política do Flamengo apontando pontos para como colocado no livro, chegam a “promiscuidade de interesses pessoais” como – Histórias mal contadas, Balcão de negócios, Denúncias, Escândalos, Crises constantes, Baixa estima, Desrespeito ao Estatuto e Gestões temerárias. –

20141117_193011
Ex-presidente Kléber Leite

Detalhes antes desconhecidos do grande público sobre os presidentes e seus aliados são abordados como a transferência de Zico para a Itália que por tamanha repercussão fez o presidente campeão mundial Antônio Dunshee de Abranches renunciar. O livro mostra detalhes da transação. No livro há duras críticas a gestão do ex-presidente Kléber Leite rotulada como “Um balcão de negócios”. Mostra ainda detalhes de nada menos que 206 transações de atletas em 4 anos, detalhes sobre um suposto caixa 2 e até mesmo um “propinoduto Rubro-Negro”.

É abordado como as questões políticas prejudicam o Flamengo como o número excessivo de vice-presidentes, falta de controle interno, número excessivo de funcionários, falta de uma política de recursos humanos e o uso político do Conselho Fiscal. 

001 - Rio, 05/12/2006, Márcio Braga é reeleito presidente do Flamengo - Márcio Braga é reeleito presidente do Flamengo. Ele teve 1.688 votos. Foto: Cezar Loureiro / Agencia O Globo
Rio, 05/12/2006, Márcio Braga é reeleito presidente do Flamengo. Ele teve 1.688 votos. Foto: Cezar Loureiro / Agencia O Globo

A parceria com a ISL ganha destaque que vão além do escândalo. Peculiaridades do dia a dia daquela época são falados como a liderança política do então presidente Edmundo Santos Silva enquanto a parceria gerou frutos ao clube. A ISL faliu e o Flamengo junto com seu presidente foi parar na CPI do futebol. O caso Valnei foi a gota d’água para impeachment de Edmundo que conflagrou numa crise política. O livro ainda faz uma denúncia eleitoral, afirmando que em 2006, a eleição que teve como vitorioso o presidente Márcio Braga foi fraudada.

Aspectos polêmicos que vez ou outra vem a tona é mostrado com detalhes e muitos números como a real redução da dívida do Flamengo na gestão do presidente Eduardo Bandeira de Mello e fala de “Maquiagens” no Balanço de 2014 do clube como na redução de passivos, deduções de receitas e a troca da dívida pública pela privada. Muitas críticas são feitas a atual gestão como a transação dos jogadores Carlos Eduardo e Gabriel. As críticas não param. O livro termina com dois textos de Siro Darlan, conhecido Desembargador e sócio benemérito do Flamengo que fala de perseguições políticas feitas pela atual gestão e da falta de democracia.

Mesmo com uma pegada crítica e polêmica, o livro traz a tona assuntos de bastidores na política nunca abordados antes. Por hoje termos um grande número de torcedores interessados na política do Flamengo, o livro se torna leitura fundamental. E a leitura deve ser feita sem paixões partidárias, preferências políticas ou de candidatos. Procure uma leitura racional! Quem sabe não teremos outros livros como esse? Vale a reflexão!

No dia 13 de agosto, o autor e a editora promovem outro lançamento. Mais informações: Clique aqui

Título: Por trás dos muros da Gávea
Autor: William Santos
Isbn: 9788555261428
Idioma: Português
Páginas: 178
Ano de edição: 2015
Edição:

Para comprar o livro: Editora Autografia

Twitter: @PoetaTulio

Blog Ser Flamengo no Twitter: @BlogSerFlamengo
Página do Blog Ser Flamengo no Facebook: Blog Ser Flamengo
Blog Ser Flamengo no Instagram: instagram.com/blogserflamengo
Blog Ser Flamengo no YouTube: youtube.com/blogserflamengo

Comentários

Descubra mais sobre Ser Flamengo

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Next Post

Entrevista com William Santos - Autor do livro "Por trás dos muros da Gávea"

Entrevistei o autor do livro “Por trás dos muros da Gávea”, William Santos. A entrevista ocorreu na Boca Maldita, na Gávea. Os membros da Boca Maldita celebravam os 33 anos do grupo. Enquanto era cantado parabéns ao Boca Maldita, William Santos me falava do objetivo do livro: “Grande parte da torcida […]

VEJA MAIS