Raça Rubro-Negra – O filme

Aproveitando o gancho do Arthur Muhlenberg sobre o filme “Raça”, resolvi divulgar e contribuir com esse belíssimo projeto.
O Filme:
O documentário de longa-metragem Raça Rubro Negra: Pulmão da Arquibancada contará a história da torcida organizada que, desde sua fundação em 1977 até os dias atuais, sempre foi responsável pelas maiores transformações sociais e comportamentais daqueles que frequentam os estádios de futebol.
Considerada o pulmão da arquibancada, a Raça e seus integrantes, conhecidos como casacas vermelhas, estão presentes em todos os jogos do Flamengo, tocando instrumentos e cantando durante os 90 minutos.
O filme vem sendo rodado ao longo dos últimos anos em jogos no Rio de Janeiro, em outros estados e até mesmo fora do Brasil. Inclui entrevistas já captadas com os ídolos da nação: Zico, Adílio, Júnior, Andrade, Nunes, Uri Geller e Rondinelli, além dos presidentes da torcida e de alguns de seus integrantes.
Hoje, Raça Rubro Negra: Pulmão da Arquibancada já está com 90% do conteúdo filmado e a montagem em fase final. O filme pretende levar a festa das arquibancadas para o cinema, proporcionando aos frequentadores de estádios a oportunidade de vivenciar a alegria dessa torcida em uma sala escura.
Desde a fundação da Raça até os dias de hoje, os mais importantes títulos do futebol foram conquistados pelo Flamengo, e a torcida fez parte dessa história como personagem fundamental e testemunha ocular das glórias rubro-negras.
Em nosso blog, é possível encontrar uma grande quantidade de informações, o primeiro trailer do filme, alguns cânticos da torcida, fotos de produção, conexões com redes sociais e muito mais. É lá também que ficarão registrados os nomes de todos os incentivadores do filme.
Pulmão da arquibancada, o maior movimento de torcidas do Brasil: Raça Rubro Negra, dos estádios para o cinema.
Júnior é um dos entrevistados do filme.
Os Realizadores:
Os diretores do filme, Pedro von Krüger de Freitas e Marcel Costa, se conheceram em 2003 e, desde então, têm trabalhado juntos nos departamentos de Fotografia e Som em diversos filmes de longa-metragem realizados no Brasil na última década, como Cazuza, Cleópatra, Céu de Suely, Tropa de Elite, Budapeste, Tropa de Elite 2 e O Gringo. Durante esses anos, encontraram-se várias vezes nas arquibancadas do Maracanã, assistindo a jogos do Flamengo.
No final de 2009, durante a conquista do título de Campeão Brasileiro pelo Flamengo, os dois estavam filmando juntos, mas, desta vez, estavam no gramado do Maracanã. No início de 2010, os diretores, que também são produtores do filme junto com Bruno Armelin, formalizaram a parceria entre suas produtoras, a ComDomínio Filmes e a Filmes do Bem, com a torcida Raça Rubro Negra, através de seu presidente, Anderson Clemente.
Pedro von Krüger de Freitas trabalha no cinema há 10 anos, período em que participou como diretor e produtor em diversos DVDs musicais e fez parte do departamento de fotografia em mais de 25 longas-metragens. Recentemente, participou do documentário Carta para o Futuro e está em fase de finalização do documentário Pulmão da Arquibancada como diretor e produtor. Atualmente, também está se preparando como diretor do documentário Tantinho: Memória em Verde e Rosa para o próximo ano.
Marcel Costa vem de uma família com mais de 50 anos de tradição no cinema nacional, tendo trabalhado em mais de 44 longas-metragens no departamento de som, além de documentários e filmes publicitários. Atualmente, dirige o longa-documentário Raça Rubro Negra e produz o documentário A Arte Urbana, que está em fase de finalização.
Descubra mais sobre Ser Flamengo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.