Dessa forma vale! Adidas no Flamengo. Vale mesmo?

Dessa forma vale! Adidas no Flamengo. Vale mesmo?

Está circulando uma notícia de que a Adidas teria feito uma proposta para substituir a Olympikus como fornecedora do Flamengo a partir de 2015. Reafirmo que essa proposta é válida, pois se refere ao período após o fim do contrato atual entre Flamengo e Olympikus. Vale lembrar que a empresa brasileira ainda tem o direito de fazer uma contraproposta. Tudo conforme o previsto em um negócio correto e respeitoso entre as partes envolvidas.

Essa proposta da Adidas, além do aspecto financeiro, destaca-se pelo potencial de marketing que seria desenvolvido em torno do Flamengo. De acordo com as informações, o clube entraria no grupo “Classe A” ou “Top Five” da Adidas, junto com clubes como Chelsea, Milan, Real Madrid e Bayern de Munique. Isso traria os mesmos benefícios que esses gigantes europeus recebem: a camisa do Flamengo seria vendida globalmente, ampliando a exposição da marca Rubro-Negra. Nesse quesito, é impossível para a Olympikus competir com a Adidas.

A diretoria tem 70 dias para se posicionar sobre a proposta. A oferta é de R$ 35 milhões por ano, sendo R$ 8 milhões em material esportivo e R$ 27 milhões para investimentos em outras áreas do clube e contratação de um jogador. O contrato teria duração de 10 anos, totalizando R$ 350 milhões.

Já comentei esse assunto em outras ocasiões (como em “Adidas no Flamengo. O que você acha?” e “Por que romper com a Olympikus? Não concordo e você?”). Anteriormente, quando se discutia um rompimento com a Olympikus, defendi a permanência da empresa brasileira, pois ela não é apenas fornecedora de material esportivo, mas também uma grande parceira. Sendo benéfico e honesto, sempre defendo o que é melhor para o Flamengo!

Agora, analisemos a proposta da Adidas. Nos primeiros cinco anos, o Flamengo receberia R$ 30 milhões anuais, sendo R$ 12,5 milhões pela exclusividade, R$ 8 milhões em fornecimento de produtos, R$ 8 milhões como garantia mínima de royalties e R$ 1,5 milhão em ações de marketing. Nos últimos cinco anos, o valor subiria para R$ 35 milhões anuais. Além disso, seis meses antes do contrato entrar em vigor, o Flamengo receberia R$ 25 milhões em luvas. Também haveria bônus por conquistas, como:

– Carioca: R$ 200 mil
– Copa do Brasil: R$ 200 mil
– Copa Sul-Americana: R$ 200 mil
– Brasileiro: R$ 750 mil
– Libertadores: R$ 750 mil
– Mundial: R$ 800 mil

Entretanto, há algumas ressalvas. Quando o contrato entrar em vigor, os valores podem estar defasados por diversos fatores, como o crescimento do marketing esportivo no Brasil e a valorização da marca devido à Copa do Mundo e às Olimpíadas. Além disso, a economia brasileira e o aumento de consumidores nos últimos anos devem ser considerados. Conforme analisado por Arthur Muhlenberg no FlamengoNet (“Adidas: Nem tudo que reluz é ouro”), mesmo com a correção dos valores, a diferença para o contrato atual com a Olympikus seria de apenas R$ 8 milhões por ano.

Sobre o tratamento VIP que o Flamengo teria com a Adidas, igual ao dos seus clientes de destaque (Real Madrid, Milan, Chelsea e Bayern de Munique), há muitas questões a serem discutidas. Um dos problemas é que o Flamengo não tem mercado fora do Brasil. Simplificando: o Flamengo não é conhecido pela grande massa nem na América, muito menos na Europa. Não basta apenas colocar a camisa nas vitrines se não houver quem a compre. A Adidas propõe, por exemplo, a realização de amistosos com grandes clubes europeus para aumentar a visibilidade, mas como fazer isso se o nosso calendário não permite? Quando a temporada começa aqui, na Europa já estão na metade da deles, e vice-versa. Além disso, nossos campeonatos mais importantes, como a Copa do Brasil e o Brasileirão, não são transmitidos por lá. Como explorar um mercado que sequer conhece o produto?

Aqui no Brasil, é comum ver torcedores com camisas de Barcelona, Manchester, Real Madrid, entre outros. Por quê? Porque esses clubes têm intercâmbio consolidado, já trabalham suas marcas por aqui há muito tempo, têm escolinhas e seus campeonatos são uma atração constante em nossas TVs. Visibilidade, relacionamento direto, marketing contínuo, estrelas nos times, exibição em massa… Um verdadeiro show! O Flamengo precisa analisar todas essas questões com cautela. Achar que só porque a Adidas vai colocar a camisa à venda no exterior ela será consumida é amadorismo. Flamengo e Adidas precisarão trabalhar juntos para posicionar a marca no mercado global, e os R$ 1,5 milhão reservados para isso são insuficientes. Essa análise deve ser de médio a longo prazo, não de curto prazo. Não será fácil!

Reitero que não estou defendendo A ou B. Para mim, tanto faz vestir Olympikus ou Adidas, desde que eu esteja vestindo o Rubro-Negro e sabendo que, ao comprar o produto oficial do parceiro do clube, estou beneficiando o Flamengo. O que importa é que o clube colha os frutos.

Muitos torcedores preferem a Adidas devido à fama da empresa e por considerarem seu material superior ao da Olympikus. Concordo até certo ponto, mas ressalto que a OLK tem melhorado a cada ano. Comparando a camisa de 2009, a primeira produzida para o Flamengo pela Olympikus, com a atual, podemos ver uma grande evolução. A tendência é que continuem crescendo em todos os aspectos. A Olympikus está no mercado de futebol há pouco tempo, mas tem muito potencial, podem acreditar!

Os valores apresentados pela Adidas e seu plano para consolidar o Flamengo no exterior são impressionantes. Contudo, não podemos descartar uma empresa que vendeu 1,2 milhão de camisas em apenas seis meses em 2009. Se considerarmos o que foi vendido no primeiro semestre de 2010, talvez o Flamengo e a Olympikus tenham batido recordes mundiais de venda de camisas. E não estou exagerando: a média anual de vendas de camisas na Europa varia entre 1,2 milhão e 1,5 milhão. E isso com a distribuição global da Adidas.

A Olympikus está analisando a proposta da Adidas para ver se consegue igualá-la, já que tem a prioridade de renovação em contrato. Espero que nossa diretoria tenha inteligência para avaliar todos os pontos positivos e negativos da proposta e tomar a decisão correta!

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Tulio Rodrigues