24 de maio de 2022

Enquanto torcida protestava contra Conselho em Fortaleza, emenda que tira a limitação do Off-Rio alcança quase 200 assinaturas para ser pautada

3 min read

Imagem: Reprodução

Na noite desta sexta (13), o Flamengo desembarcava em Fortaleza, local do embate deste sábado (14), contra o Ceará, pelo Brasileirão. Enquanto os jogadores eram festejados, Landim, Braz e até o Conselho Deliberativo, foram os alvos dos protestos dos torcedores. Ao mesmo tempo, a campanha “Mil são vocês, nós somos milhões“, que traz uma nova emenda para retirar a limitação do associado Off-Rio, anunciava a marca de 194 signatários ao texto, quase quatro vezes mais do que o necessário para ser pautada.


Ouça nossas entrevistas e análises no seu agregador de podcast preferido: SpotifyDeezerAmazoniTunesGoogle PodcastsCastbox e Anchor.


A campanha e a emenda foi uma iniciativa dos grupos Frente Flamengo Maior, Flamengo Sem Fronteiras, Sócios pelo Flamengo e pela Conselheira Marion Kaplan. Todos foram contrários ao texto que foi aprovado na última segunda (09), no Conselho Deliberativo do Flamengo. Mesmo regulamentando a categoria Off-Rio no Estatuto depois de 27 anos, foi imposta uma limitação de até mil associados. Medida que não só revoltou a sócios, mas a torcida nas redes sociais e nos estádios.

Com as assinaturas necessárias, após a emenda ser protocolada e recebida pelo presidente do Conselho Deliberativo, Antonio Alcides, a mesma deverá ser encaminhada em até 15 dias à Comissão Permanente de Estatuto (CPE), conforme diz o artigo 50, 1° parágrafo, inciso II, do Regimento Interno dos Poderes do Flamengo:

Art. 50 – O procedimento relativo à reforma do Regimento Interno do Conselho Deliberativo e do Estatuto do Clube de Regatas do Flamengo obedecerá aos seguintes conceitos e ritos regimentais.

§ 1- Serão matérias de exames pela Comissão Permanente de Estatuto:

II- Projetos apresentados por qualquer Presidente de Poder ou por no mínimo 50 (cinquenta) Conselheiros“.

Em seguida, o presidente do Conselho Deliberativo terá mais cinco dias para publicar em edital o texto proposto e encaminhar para os demais Poderes do clube, abrindo prazo para emendas. Como a alteração se deve somente a um Capítulo do Estatuto, a análise deve ser feita em até 30 dias pela CPE, caso não haja atrasos.

LEIA MAIS:

Após receber o parecer final da CPE, o presidente do Conselho Deliberativo terá 15 dias para convocar uma Reunião Extraordinária para a votação da matéria. Cabe ressalta que a própria comissão pode elaborar um substitutivo a ser levado ao plenário.

Assinaturas continuam sendo recolhidas de forma online. Basta qualquer associado preencher o formulário com e-mail, nome completo, telefone, categoria, número da matrícula e responder se faz parte do Conselho Deliberativo. Para assinar: MIL SÃO VOCÊS, NÓS SOMOS MILHÕES.

Para ler a emenda: CONTRIBUINTE OFF-RIO.

Por Tulio Rodrigues (@PoetaTulio)

+ Siga o Blog Ser Flamengo no Instagram, no Facebook, no Twitter, no Youtube e no Dailymotion

Comentários
Ser Flamengo - 2022 I Todos os direitos reservados | Newsphere by AF themes.