Em homenagem a José Alencar, que faleceu na tarde de segunda-feira, 28 de março, em São Paulo. Além de ser um grande Rubro-Negro, com certeza foi um dos poucos políticos honestos que o Brasil já teve, apesar de eu não concordar com tudo que ele fez em sua vida pública. A presidente Patrícia Amorim determinou luto oficial de três dias e solicitou que seja observado um minuto de silêncio antes da partida entre Flamengo e Duque de Caxias, no Engenhão, no sábado.
José Alencar teve a oportunidade de ver times que jamais veremos, como o time tricampeão carioca. Abaixo, alguns dados sobre a vida desse guerreiro Rubro-Negro.
Nascimento e vida
Nascido em Itamuri, distrito de Muriaé, aos 17 de outubro de 1931, filho de Antônio Gomes da Silva e Dolores Peres Gomes da Silva, começou a trabalhar aos sete anos de idade, ajudando o pai em sua loja. Notabilizou-se como grande vendedor, tanto neste último emprego quanto no anterior. Ainda durante sua infância, entrou para o movimento escoteiro.
Carreira profissional e empresarial
Aos dezoito anos, iniciou seu próprio negócio. Para isso, contou com a ajuda do irmão, Geraldo Gomes da Silva, que lhe emprestou quinze mil cruzeiros. Em 1967, em parceria com o empresário e deputado Luiz de Paula Ferreira, fundou, em Montes Claros, a Companhia de Tecidos Norte de Minas, Coteminas. Em 1975, inaugurava a mais moderna fábrica de fiação e tecidos que o país já conheceu.
A Coteminas cresceu, e hoje conta com onze unidades que fabricam e distribuem produtos como: fios, tecidos, malhas, camisetas, meias, toalhas de banho e rosto, roupões e lençóis para o mercado interno, além de exportar para os Estados Unidos, Europa e Mercosul.
Carreira política
José Alencar foi presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais, presidente da FIEMG (SESI, SENAI, IEL, CASFAM) e vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria. Disputou uma vaga no Senado Federal, elegendo-se com quase três milhões de votos. No Senado, foi presidente da Comissão Permanente de Serviço de Infraestrutura (CI), membro da Comissão Permanente de Assuntos Econômicos e membro da Comissão Permanente de Assuntos Sociais. Foi também Ministro da Defesa e vice-presidente no governo Lula.
Problemas de saúde
José Alencar possuía um delicado histórico médico. A partir do ano 2000, enfrentou um câncer na região abdominal, tendo passado por mais de 15 cirurgias – uma delas com duração superior a 20 horas. Voltou a ser internado em março de 2011, vindo a falecer no dia 29 devido a uma parada cardíaca, seguida de uma falência múltipla dos órgãos.
Descanse em paz, guerreiro Rubro-Negro.
SRN!
Fonte de consulta: Wikipédia
Descubra mais sobre Ser Flamengo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Belíssimo Blog sobre o Flamengo. Sou de Portugal, mas torço pelo Flamengo no Brasil. Estou morando em São Paulo, mas sou apaixonado pelo Rio de Janeiro. Gostaria de colaborar com o Blog.
Abraços a vocês!