24 de maio de 2022

“Manto Sagrado”, o livro mais completo sobre a camisa do Flamengo

4 min read

Capa do Livro "Manto Sagrado"

Em “Manto Sagrado“, a designer Carol Malachine nos brinda com a obra mais completa sobre a camisa do Flamengo. A ideia surgiu a partir do seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Lançado no fim do segundo semestre de 2021, o livro traz a evolução do uniforme de futebol do Mais Querido e sua relação com a Moda ao longo do tempo.

O livro não é somente uma descrição das camisas, Carol vai muito além e com uma extensa pesquisa, nos traz detalhes de cada Manto Sagrado, sendo minuciosa nas explicações das tecnologias utilizadas, tipo de tecido, mobilidade para os atletas, sempre relacionando com a evolução da Moda naquele momento.


Ouça nossas lives e análises no seu agregador de podcast preferido: SpotifyDeezerAmazoniTunesGoogle PodcastsCastbox e Anchor.


Sabendo da importância da camisa do Flamengo, talvez o maior símbolo para o torcedor de qualquer clube, a designer abre o livro contando a sua relação com o Rubro-Negro. De leitura clara e concisa, Carol ganhar o leitor logo nas primeiras páginas, pois não há como deixar de se identificar. Quem não lembra do seu primeiro Manto Sagrado? Do seu primeiro jogo no estádio? A questão da identidade segue no capítulo seguinte, quando a autora adentra mais sobre a história da Moda e também de sua participação ativa na identificação com um grupo social.

Nos capítulos seguintes, um pouco da chegada do futebol ao Brasil e a criação do departamento de futebol no Flamengo em dezembro de 1911. “Cobra-Coral/Papagaio Vintém/Vestir Rubro-Negro não tem pra ninguém“. Como diz o samba da Estácio de 1995, que na letra menciona os Mantos, Carol traz detalhes e curiosidades das primeiras vestimentas, bem como a relação da Moda com o Manto Sagrado.

MAIS SOBRE LIVROS DO FLAMENGO:

Ela detalha também o surgimento de Elsa Braga (ela assina o prefácio do livro), esposa de Márcio Braga na evolução do uniforme de futebol do Flamengo. Também designer de Moda, Elsa redesenhou os símbolos e as camisas nos anos 80 e criou uma nova identidade visual. Para mim, é a grande cereja do bolo da obra, que ainda tem o depoimento de alguns jogadores como Raul e Adílio, revelando como eram as camisas antes e depois da recriação. O leitor ainda pode conferir um croqui com alguns modelos desenhados na época.

Seguindo adiante, o conceito dos uniformes dos anos 90, quando a Adidas saiu e entrou a Umbro como fornecedora de material. Camisas largas, muitas estampas e sublimações. A inspiração vinha do street style, hip-hop, de combinações coloridas e até mesmo do grunge. No capítulo da Nike, a evolução tecnológica dos tecidos, acompanhadas nos anos seguintes pela Olympikus e pela Adidas na sua volta, em 2013.

Na parte conceitual, Carol abusa do “Conceito de Transmídia“, pois o livro não é uma mídia única. Por meio de “QR Codes“, o leitor é levado para sites especializado ou vídeos no Youtube com entrevistas, que trazem mais detalhes de uma determinada peça, tecido ou curiosidade. É a verdadeira “Cultura da Convergência“, uma movimentação de conteúdos por meio de diferentes plataformas. Isso também é muito comum em e-books.

Diante de tudo isso, não é exagero afirmar que o livro “Manto Sagrado” é tão importante historicamente quanto “O Vermelho e o Negro“, de Ruy Castro, “Histórias do Flamengo“, de Mario Filho, “Almanaque do Flamengo“, de Roberto Assaf & Cláudio Martins ou “Flamengo é puro amor“, de José Lins do Rego. Antes, a camisa do Flamengo nunca havia sido apreciada com uma pesquisa aprofundada sobre sua história e seu conceito.

Informações técnicas do livro:
Tipo: Uniformes de time de futebol
Páginas: 156
Ano: 2021
Editora: Livros de Futebol
Para comprar o livro: @VestiRubroNegro

Sinopse:

Carol Malachine é designer de moda e, ao pensar em qual seria o assunto para o seu TCC, teve uma certeza: queria dar um jeito de relacionar o Flamengo à moda. Assim, surgiu a ideia de abordar os uniformes rubro-negros como tema da pesquisa.

Com sinal verde da orientadora, a ideia era estudar a evolução do Manto Sagrado ao longo do tempo. O desafio seria enorme. Afinal, o tempo de pesquisa era relativamente curto – em torno de oito meses – para pesquisar mais de 120 anos de história. Como boa rubro-negra, Carol não se deteve diante do desafio e seguiu adiante. Além da nota máxima, o trabalho deu sorte! A apresentação do TCC foi feita logo após a histórica virada que nos deu o bicampeonato da Libertadores.

O resultado da pesquisa merecia ser difundido para mais gente. Carol criou então o -Vestir Rubro-Negro-, perfil no Instagram com conteúdo incrível sobre a camisa rubro-negra.

Através do trabalho na rede social, a designer conheceu César Oliveira, responsável pela Editora Livros de Futebol. Conversa vem, conversa vai, a dupla decidiu transformar a pesquisa em livro“.

IMAGEM: DIVULGAÇÃO

Por Tulio Rodrigues (@PoetaTulio)

+ Siga o Blog Ser Flamengo no Twitter, no Instagram, no Facebook, no Youtube e no Dailymotion.

Comentários
Ser Flamengo - 2022 I Todos os direitos reservados | Newsphere by AF themes.