Participação do 4º Seminário Business FC

4ºBFC
Imagem: Divulgação/BrSM

Estivemos no último dia 11 de maio na 4ª Edição do Business FC promovida pela Brasil Sports Market. O evento reúne jornalistas, dirigentes de clubes, e especialistas de Negócios, Gestão e Marketing do Futebol.

052
Foto: Gerrinson Rodrian/Mundo Rubro-Negro

O evento serve para que os clubes troquem experiências entre si. É uma forma de ver trabalhos muito bem executados por outros clubes. O evento, separado por painéis temáticos, me deu a oportunidade de sempre fazer uma analogia com o que acontece com o Flamengo. Vale ressaltar que a gestão do clube foi elogiada diversas vezes. O seminário foi apresentado pelo jornalista Mauro Beting.

086
Foto: Gerrinson Rodrian/Mundo Rubro-Negro

No painel 1 o tema foi A URGÊNCIA DA PROFISSIONALIZAÇÃO DA GESTÃO DO FUTEBOL. O painel contou com Toninho Nascimento (Jornalista), Rodolfo Kussarev (Presidente do Red Bull Brasil), Jorge Avancini (Diretor de mercado do Bahia) e Edu Gaspar (Gerente de Futebol do Corinthians). A moderação ficou por conta do jornalista Paulo Vinicius Coelho, o PVC da Fox Sports. 

Entre os assuntos debatidos e de grande relevância no que diz a gestão foram: Tempo de gestão, separar a política da gestão administrativa, a falta de incentivo aos clubes de boa gestão e S/A, a evolução do poder de arrecadação do Sócio torcedor e etc…

No painel 2 o tema foi A DIFICULDADE DE ATRAIR E RETER PATROCINADORES. O painel contou com Fábio Wolff (Wolff Sports & Marketing), Bernardo Pontes (Gerente Executivo de Marketing do Vasco da Gama) e Daniel Tiraboschi (Diretor Executivo da Baruel). A moderação foi do Jornalista Mauro Beting da Fox Sports e Lance!.

Mais uma vez se debateu a questão política dos clubes, a de separá-la da gestão administrativa por conta do relacionamento com os patrocinadores quando há mudanças nos cargos e também pela falta de consistência no relacionamento. Outro ponto discutido que foi levantado pelo gerente de marketing do Flamengo, Fred Mourão é o uso dos atletas nas ações de marketing. Os clubes pagam pela imagem do atleta, mas não pode utilizá-la porque falta compreensão de que ele é um produto.  Outros pontos interessantes foram debatidos como o uso comercial das propriedades das camisas, patrocínios pontuais e o poder de marketing dos clubes.

IMG_20150511_120439
Foto: Tulio Rodrigues

O painel 3 trouxe o tema A PERDA DA CAPACIDADE DE INVESTIMENTO E INVIABILIDADE ECONÔMICA DOS CLUBES e contou com Bichara Abidão Neto (Sócio da Bichara & Motta advogados, Fernando Ferreira ( Sócio da Pluri Consultoria), Ricardo Borges Martins (Diretor do Bom Senso FC) e Pedro Daniel (BDO Consultoria).  Fernando Trevisan, Diretor da Trevisan Escola de Negócios foi o moderador.

Pontos levantados foram às questões de calendário do futebol brasileiro que teve uma ótima explanação de Ricardo Borges do Bom Senso FC. A nova norma da FIFA em que impede a participação de terceiros nas contratações foi amplamente debatida e criticada pela falta de transição e do benefício que os clubes Europeus terão sobre os clubes brasileiros por conta da crise que a maioria vive financeiramente. Motivo que nos levar a ficar muito abaixo do padrão Europeu e evidencia que ainda teremos um longo período para chegarmos ao mesmo nível. Ainda aprendi um bom ditado: “Não é ser campeão para ter receita é ter receita para ser campeão”.

171
Foto: Gerrinson Rodrian/Mundo Rubro-Negro

No painel 4 tivemos como tema O FUTURO DOS ESTADUAIS E DAS FEDERAÇÕES DE FUTEBOL. A mesa contou com Rodolfo Kussarev (Presidente do Red Bull Brasil), Fred Luz (CEO do Flamengo) e Pedro Trengrouse (Advogado e Professor da FGV e Harvard Law School). Fernando Trevisan, Diretor da Trevisan Escola de Negócios também moderou esse painel.

O calendário que é utilizado hoje foi apontado como o grande problema dos estaduais. Porém, os estaduais são fundamentais para os clubes de pequeno porte por causa dos recursos financeiros e o tempo de atividade. A falta dos atletas nas assembleias nacionais e estaduais também foi debatida. Fred Luz que no Flamengo sofreu na pele problemas com o estadual esse ano por conta do racha com a FERJ falou que um dos grandes problemas é o fato da arbitral não se a ter somente a competição, mas também influir no lado financeiro dos clubes determinando a precificação. Fred Luz foi mais além ao afirmar que hoje o regime da FERJ é ditatorial.

O tema do painel 5 foi A DIFICULDADE EM VIABILIZAR AS NOVAS ARENAS E O FUTURO DOS NOVOS ADMINISTRADORES. A mesa foi composta por Marcelo Frazão (Diretor de marketing do Maracanã), Rogério Dezembro (Diretor de Negócios da WTorre), Eduardo Martins (Presidente da Abrarenas) e Igor Rocha (Diretor da Certibio, Unidade de Biometria da Certisign). O painel foi moderado por Flávio Prado da Jovem Pan e TV Gazeta.

Foi debatido o sucesso alcançado até agora com o Allianz Parque do Palmeiras. Seja com eventos ou em dias de jogos, a arena vem trazendo um grande retorno financeiro que nem mesmo a WTorre esperava. Foi debatido também o conforto a ser levado ao torcedor e a questão da liberação das bebidas alcoólicas nos estádios. Foi falado sobre o “Vale esporte”, um beneficio pouco divulgado a população.

244
Foto: Gerrinson Rodrian/Mundo Rubro-Negro

O encerramento ficou por conta do painel dos presidentes que contou com Flamengo, Chapecoense, Grêmio, Bahia e Fluminense.

Vejam os vencedores do prêmio BrSM 2014: http://www.brasilsportsmarket.com.br/2015/05/premio-brsm-entregue-durante-business-fc-melhores-profissionais-futebol/

Vejam os vencedores do prêmio Pluri 2014:  http://www.brasilsportsmarket.com.br/2015/05/premio-pluri-entregue-business-fc-coroando-dois-clubes-resultados-alcancados-2014/

Ainda houve o espaço da Arena Negócios em que Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Grêmio e Vasco puderam fazer uma apresentação na área de marketing para um grupo selecionado de empresas. Esse evento ocorreu paralelamente aos painéis.

Além de mim da blogosfera Rubro-Negra também estavam o Diogo Almeida e Gerrinson Rodrian do Mundo Rubro Negro, Vinicius Paiva do Blog Teoria dos Jogos e a Nivinha do República Paz & Amor e do LuluCast.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Saiba mais: Flamengo é destaque no Business FC e ganha prêmios por melhor gestão e transparência 

—-

Twitter: @PoetaTulio

Blog Ser Flamengo no Twitter: @BlogSerFlamengo
Página do Blog Ser Flamengo no Facebook: Blog Ser Flamengo
Blog Ser Flamengo no Instagram: instagram.com/blogserflamengo
Blog Ser Flamengo no YouTube: youtube.com/blogserflamengo

Comentários

Descubra mais sobre Ser Flamengo

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

One thought on “Participação do 4º Seminário Business FC

Comments are closed.

Next Post

Catando pedras: sobre ST e lucidez

Tenho  tido paciência, para catar as pedras que são jogadas aos defensores do Nação Rubro-Negra ( nosso programa de ST), e com elas construir o castelo de minhas argumentações. Por incontáveis vezes, respirei muito fundo. Por outras tantas vezes, me entristeci.  A desinformação, quando incentivada pela pretensiosidade, gera muitos males. […]

VEJA MAIS