O programa Nação Rubro-Negra, lançado na semana passada pelo Marketing do Flamengo, vem tendo boa adesão por parte da torcida. Já ultrapassou a marca de dez mil adesões. Fico feliz, mesmo tendo várias ressalvas. Por isso, esperei para acompanhar como seria a repercussão entre os torcedores e os futuros clientes do Flamengo.
Hoje, vi o grande poder do marketing. BAP (Luiz Eduardo Baptista, VP de Marketing) é, definitivamente, o rei dessa área. Vou explicar: eu, particularmente, achei o programa um tanto quanto fraco em termos de benefícios, com pontos obscuros, principalmente para os torcedores de fora do estado do Rio de Janeiro, os chamados OFF-RIO. Um dos benefícios que o Flamengo oferece, e que nem é garantido, é a prioridade na compra de ingressos. Porém, o clube não especifica ao associado do NRN qual será o desconto oferecido e nem garante que ele conseguirá comprar o ingresso. BAP sabe que os benefícios oferecidos atualmente são poucos, então o discurso inicial precisou ser muito bem feito.
Primeiro, veio a promessa de que o programa será aprimorado futuramente. O mais importante, no entanto, foi o apelo ao coração do rubro-negro. BAP declarou: “Esse é apenas o primeiro passo, vamos colocar o bloco na rua. Esperamos que o Brasil inteiro faça o Flamengo mais forte”, e, o que mais emocionou os torcedores: “Quem precisa mais desse programa é o Flamengo. O clube precisa se fortalecer, ficar forte para ser grande”. Isso foi o suficiente para que o programa fosse aceito pela torcida.
Preços e categorias do Nação Rubro-Negra
Um dos pontos mais preocupantes, para mim, foi destacado pelo presidente Eduardo Bandeira de Mello ao comentar a marca de dez mil adesões. Ele afirmou que o difícil não é apenas atrair os torcedores para o programa, mas mantê-los fiéis a ele. Para isso, o marketing do Flamengo precisará ser muito criativo, não só para manter os atuais associados, mas também para atrair novos. Manutenções inteligentes deverão ser realizadas. Uma delas é oferecer ao torcedor a opção de pagamento via boleto bancário e cartão de débito. Atualmente, só há a opção de pagamento com cartão de crédito.
Outro ponto preocupante é que a diretoria enxerga o Nação Rubro-Negra como uma espécie de tábua de salvação financeira. Inicialmente, isso nem deveria ser levado em consideração, já que o sucesso do programa, a longo prazo, não é garantido. Reitero: o programa precisará passar por melhorias constantes. Além disso, os torcedores que moram fora do estado do Rio de Janeiro, os OFF-RIO, merecem obter mais benefícios.
O programa da AMBEV, “Por um Futebol Melhor”, é limitado no que diz respeito a benefícios, já que está restrito a produtos credenciados e supermercados específicos por região. Os estados mais contemplados são Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. Os benefícios da AMBEV estão sendo promovidos como parte do NRN, mas deveriam ser apenas um mimo (algo extra) ao torcedor.
A ação de marketing realizada com torcedores em Belém foi um acerto e outras ações estão prometidas para mais estados. A maior parte da torcida do Flamengo está fora do Rio de Janeiro e merece receber tudo o que o clube puder oferecer.
Sócio Torcedor: o ideal
Sempre fui um entusiasta da ideia de um Sócio Torcedor, mas de um Sócio Torcedor de verdade, com todos os direitos. Um programa que permita ao torcedor votar, participar do Conselho, obter descontos em produtos oficiais do clube, ter prioridade na compra de ingressos e descontos reais. Algo nesse formato precisa ser implementado para garantir a sustentabilidade do programa. Além disso, ações de marketing como a realizada com a presença do ídolo Adílio são fundamentais.
Se você pode ajudar o clube, procure a melhor categoria e se associe: http://www.nrnoficial.com.br. Lá, você encontrará todas as informações necessárias. Também sugiro que conheça as categorias de sócios do clube, com direito a voto, acesso à sede e outros benefícios estatutários: http://www.flamengo.com.br/site/conteudo/detalhe/221/seja-socio.
Recomendo ainda a leitura de um texto já publicado aqui, de autoria de Daniel Guimarães (ex-Rondi Ramone): A importância de sermos sócios do Flamengo.
—
Twitter: @PoetaTulio
Siga-nos no Twitter: @BlogSerFlamengo
Descubra mais sobre Ser Flamengo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Quero sair de ser sócio torcedor moro no Espirito Santo e quando o time vem aqui jogar, fui procurar
os meus direitos de sócio e me disseram que o cartão não valia nada.
teria que pagar meia entrada só porque eu tenho 80 anos.
Peço com urgência o cancelamento de sócio torcedor
Seu José, o sr. deve entrar em contato com o Clube.
Já sou sócia e quero renovar, meu cartão vence agora em abriu. Preciso de um boleto para pagar no banco. Mande-o por favor.
Munira, bom dia!
Segue o link que pode resolver seu problema. É do site oficial do programa: http://www.flamengo.com.br/nacao.
Qualquer coisa pode nos falar.