Nesta sexta (03), Zico, maior ídolo da história do Flamengo, completa 70 anos. Ao longo da carreira, o Galinho de Quintino foi amplamente cantado e foi tema de clássicos eternos da MPB. Aqui, lembramos as principais canções sobre o eterno camisa 10 da Gávea.
Zico – Carlinhos Vergueiro
Décima faixa do álbum “Contra-ataque, Samba e Futebol”, de 2010, Carlinhos Vergueiro homenageia Zico.
“Se você passa numa rua de Quintino/ Vê uma bola rolando/ E um menino habilidoso/ É impossível não se recordar de Zico”
Zico é o nosso Rei – Alexandre Pires
Homenagem do cantor e compositor, Alexandre Pires. O vídeo em que ele mostra a música para Zico pela primeira vez é emocionante.
“Eêeêeêeêi, Zico é o nosso rêeêeêei/ Obrigado Deus/ Por ter me dado o prazer de ver ele jogar/ Eêeêieei, Zico é o nosso rêeêeêei/ Meu camisa 10/ A nossa massa rubro-negra sempre vai te amar”
Saudades do Galinho – Moraes Moreira
Quando Zico deixou o Flamengo rumo à Itália, em 1983, para jogar na Udinese, Moraes Moreira expressou a saudade nos versos e compôs um clássico: “Saudades do Galinho”.
“E agora como é que eu fico/ Nas tardes de domingo/ Sem Zico no Maracanã”
Samba Rubro-Negro – João Nogueira
Composição de 1954 do também Rubro-Negro Wilson Batista, o “Samba Rubro-Negro” ganhou uma nova versão em 1979, logo após o Flamengo conquistar o tricampeonato Carioca (1978, 1979 e 1979 especial). O verso original “O Mais Querido tem Rubens, Dequinha e Pavão” virou “O Mais Querido tem Zico, Adílio e Adão”. E foi sucesso.
Zico 60 anos – Vários intérpretes
Em 2013, no embalo das homenagens do movimento popular “Zico 60 Anos”, Arlindo Cruz, Evandro Bocão, André Diniz, Rogê e Marcelo Tijollo, compuseram o samba que contou com diversas vozes consagradas da música brasileira que torcem para o Flamengo.
“Zico, é o Rei dos humildes/ Glória do manto sagrado/ Deus do povo rubro-negro/ Luz que brilhou nos gramados”.
Camisa 10 da Gávea – Jorge Ben
Em 1976, no álbum África Brasil, Jorge Ben Jor, ainda Jorge Ben, nos brindou com “Camisa 10 da Gávea”, um dos maiores sucessos da sua carreira e a canção que talvez mais personifique o Galinho de Quintino.
“É falta na entrada da área/ Adivinha quem vai bater?/ É o camisa 10 da Gávea/ É o camisa 10 da Gávea”.
Veja mais:
—
Por Tulio Rodrigues (@PoetaTulio)
+ Siga o Blog Ser Flamengo no Instagram, no Facebook, no Twitter, no Youtube e no Dailymotion
Descubra mais sobre Ser Flamengo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.