Zico 70 anos – As músicas que homenageiam Zico

Nesta sexta (03), Zico, maior ídolo da história do Flamengo, completa 70 anos. Ao longo da carreira, o Galinho de Quintino foi amplamente cantado e foi tema de clássicos eternos da MPB. Aqui, lembramos as principais canções sobre o eterno camisa 10 da Gávea.

Zico – Carlinhos Vergueiro

Décima faixa do álbum “Contra-ataque, Samba e Futebol”, de 2010, Carlinhos Vergueiro homenageia Zico.

“Se você passa numa rua de Quintino/ Vê uma bola rolando/ E um menino habilidoso/ É impossível não se recordar de Zico”

Zico é o nosso Rei – Alexandre Pires

Homenagem do cantor e compositor, Alexandre Pires. O vídeo em que ele mostra a música para Zico pela primeira vez é emocionante.

“Eêeêeêeêi, Zico é o nosso rêeêeêei/ Obrigado Deus/ Por ter me dado o prazer de ver ele jogar/ Eêeêieei, Zico é o nosso rêeêeêei/ Meu camisa 10/ A nossa massa rubro-negra sempre vai te amar”

Saudades do Galinho – Moraes Moreira

Quando Zico deixou o Flamengo rumo à Itália, em 1983, para jogar na Udinese, Moraes Moreira expressou a saudade nos versos e compôs um clássico: “Saudades do Galinho”.

“E agora como é que eu fico/ Nas tardes de domingo/ Sem Zico no Maracanã”

Samba Rubro-Negro – João Nogueira

Composição de 1954 do também Rubro-Negro Wilson Batista, o “Samba Rubro-Negro” ganhou uma nova versão em 1979, logo após o Flamengo conquistar o tricampeonato Carioca (1978, 1979 e 1979 especial). O verso original “O Mais Querido tem Rubens, Dequinha e Pavão” virou “O Mais Querido tem Zico, Adílio e Adão”. E foi sucesso.

Zico 60 anos – Vários intérpretes

Em 2013, no embalo das homenagens do movimento popular “Zico 60 Anos”, Arlindo Cruz, Evandro Bocão, André Diniz, Rogê e Marcelo Tijollo, compuseram o samba que contou com diversas vozes consagradas da música brasileira que torcem para o Flamengo.

“Zico, é o Rei dos humildes/ Glória do manto sagrado/ Deus do povo rubro-negro/ Luz que brilhou nos gramados”.

Camisa 10 da Gávea – Jorge Ben

Em 1976, no álbum África Brasil, Jorge Ben Jor, ainda Jorge Ben, nos brindou com “Camisa 10 da Gávea”, um dos maiores sucessos da sua carreira e a canção que talvez mais personifique o Galinho de Quintino.

“É falta na entrada da área/ Adivinha quem vai bater?/ É o camisa 10 da Gávea/ É o camisa 10 da Gávea”.

Veja mais:

Por Tulio Rodrigues (@PoetaTulio)

+ Siga o Blog Ser Flamengo no Instagram, no Facebook, no Twitter, no Youtube e no Dailymotion

Comentários

Tulio Rodrigues