Zico chegou aos 70 anos nesta sexta-feira (03) e vem recebendo diversas homenagens. Por tudo que fez na carreira, o Galinho de Quitino foi imortalizado com quatro estátuas: duas no Japão e duas no Brasil.
1ª Estátua – 1994 – Estádio Kashima Soccer
A primeira fica em frente ao estádio Kashima Soccer. Na escultura, Zico parte com a bola dominada para um drible. A estátua é uma das atrações turísticas da cidade e faz parte do mapa de visitações do Kashima Soccer Museum, localizado dentro do estádio.
2ª Estátua – 2004 – Shopping na cidade de Kashima
O segundo monumento fica dentro de um shopping na cidade de Kashima. Na escultura de bronze, Zico está com as mãos na cintura e uma bola nos pés. O espaço foi batizado de “Mini Museu Zico” e ainda conta com os pés do craque imortalizado ao lado.
Veja mais:
3ª Estátua – 2009 – Maracanã
A sua terceira estátua foi inaugurada em 2009, no Maracanã. Maior artilheiro do estádio com 334 gols, Zico escolheu um lance em que está fazendo um movimento de voleio. A obra foi feita pelo escultor Abel Gomes. Ela permaneceu no hall do Maraca até 2016, quando o Comitê Olímpico solicitou sua retirada. Ela foi para Gávea, teve problemas de conservação e hoje se encontra no Ninho do Urubu, centro de treinamento do Flamengo.
4ª Estátua – 2013 – Gávea
A quarta estátua de Zico fica na Gávea, no hall de entrada. A ideia foi de Marcello Tijolo, que criou o movimento popular “Zico 60 Anos”. Na escultura, o Galinho comemora um gol, marcado contra o Botafogo. A inauguração se deu no dia 02 de março de 2013 e contou com torcedores em frente a sede.
Confira os bastidores das estátuas de Zico por ele mesmo:
—
Por Tulio Rodrigues (@PoetaTulio)
+ Siga o Blog Ser Flamengo no Instagram, no Facebook, no Twitter, no Youtube e no Dailymotion
Descubra mais sobre Ser Flamengo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Você precisa fazer login para comentar.