Zico 70 anos – Os 10 gols mais importantes de Zico pelo Flamengo

Zico completa 70 anos neste 03 de março. Maior ídolo da história do Flamengo, participou como protagonista das principais conquistas ao longo de sua passagem pelo Rubro-Negro. Para homenagear o craque, listamos os dez gols mais importantes com o Manto Sagrado.

Flamengo 3×2 Atlético-MG – Final do Brasileiro de 1980

O jogo estava empatado em 1 a 1, quando Zico pega um rebote dentro da área para colocar o Flamengo na frente novamente. A partida terminou 3 a 2 para o Mais Querido com dois gols de Nunes na conquista do primeiro Campeonato Brasileiro da história.

Guarani 2×3 Flamengo – Semifinal do Campeonato Brasileiro de 1982

Zico marcou três nesta partida, mas o segundo é uma pintura e mostra a versatilidade do camisa 10. Aos três minutos do segundo tempo, o Galinho recebe e chuta de longe. Golaço que colocou o Flamengo na frente na partida.

Flamengo 1×1 Botafogo – Campeonato Carioca de Juvenis de 1971

Foi o primeiro gol de Zico no Maracanã. Depois ele marcaria mais 333 gols no maior Templo do Futebol. O jogo foi uma preliminar de Flamengo e Botafogo, que contou com 142.892 presentes.

Flamengo 4×1 Fluminense – Campeonato Carioca 1986

Como disse o jornalista Roberto Assaf, “Zico só não fez chover” neste dia. Voltando de uma grave lesão no joelho, Zico marcou três vezes no clássico que ficou conhecido como o “jogo do bichado”. Aos 27 minutos do segundo tempo, ele bateu uma falta com perfeição para colocar o Flamengo na frente do placar. O jogo estava 1 a 1.

Flamengo 3 x1 Santa Cruz – Campeonato Brasileiro de 1987

O Flamengo precisava vencer para seguir à semifinal da competição. O Rubro-Negro vencia de virada por 2 a 1. Os dois gols de Zico, mas faltava a cereja do bolo. Último lance da partida. Falta na quina direita da área e o camisa 10 bateu uma falta magistral. Segundo Peu, que jogou pelo Santa Cruz, até os homens da barreira quiseram ver o gol do Galinho.

Flamengo 1×1 Grêmio – 1° jogo da final do Brasileiro de 1982

O Flamengo perdia por 1 a 0, quando Junior, atuando pela lateral esquerda, cruz pra área, Zico domina e fuzila o gol do Grêmio no fim da partida.

Flamengo 5×0 Fluminense – Amistoso 1989

No dia 02 de dezembro de 1989, Zico se despedia dos gramados oficialmente pelo Flamengo. No amistoso contra o Fluminense, o craque marcou de falta o seu último gol. Segundo ele, “encerrei a carreira fazendo o gol que mais gostava”. E foi um golaço.

Flamengo 6×0 Botafogo – Campeonato Carioca de 1981

Conhecido como o “jogo da vingança”, o clássico contra o Botafogo em 1981 representou muito para a geração de ouro do Fla. Nove anos antes, em 1972, o Flamengo havia sido goleado por 6 a 0 pelo alvinegro. A torcida esperava a vingança. Nessa partida, o Flamengo fez 4 a 0 no primeiro tempo. Zico já havia marcado, mas para muitos, o tento mais marcante do Galinho foi o segundo, marcado aos 30 minutos da segunda etapa, de pênalti. Foi o quinto do Rubro-Negro. Andrade fechou o caixão!

Flamengo 2×0 Cobreloa – Final da Libertadores de 1981

Era o terceiro jogo da final da Libertadores. O Flamengo precisava vencer para conquistar o título. Zico abriu o placar aos 17 do primeiro tempo. A consagração final aconteceu aos 29 da segunda etapa, de falta. O goleiro do chileno nem se mexe. Para o próprio Galo, esse foi o gol mais importante que marcou pelo Mais Querido.

Gol 335 no Maracanã – 2021

Esse não existiu. Fato! Mas a gente nunca viu o Zico chorar após marcar com o Manto Sagrado. Em ação do Dia dos Pais de 2021, uma patrocinadora do Flamengo resolveu recriar a voz de Seu Antunes, pai do craque, através de Inteligência Artificial. O patriarca da família Antunes nunca viu o seu filho jogar no Maracanã. Zico se posiciona no meio do campo e ouve, emocionado, o pedido do seu pai pelo gol de número 335. O vídeo viralizou e ganhou o coração dos torcedores.

Veja mais:

Por Tulio Rodrigues (@PoetaTulio)

+ Siga o Blog Ser Flamengo no Instagram, no Facebook, no Twitter, no Youtube e no Dailymotion

Comentários

Tulio Rodrigues