Zico completa 70 anos neste 03 de março. Maior ídolo da história do Flamengo, participou como protagonista das principais conquistas ao longo de sua passagem pelo Rubro-Negro. Para homenagear o craque, listamos os dez gols mais importantes com o Manto Sagrado.
Flamengo 3×2 Atlético-MG – Final do Brasileiro de 1980
O jogo estava empatado em 1 a 1, quando Zico pega um rebote dentro da área para colocar o Flamengo na frente novamente. A partida terminou 3 a 2 para o Mais Querido com dois gols de Nunes na conquista do primeiro Campeonato Brasileiro da história.
Guarani 2×3 Flamengo – Semifinal do Campeonato Brasileiro de 1982
Zico marcou três nesta partida, mas o segundo é uma pintura e mostra a versatilidade do camisa 10. Aos três minutos do segundo tempo, o Galinho recebe e chuta de longe. Golaço que colocou o Flamengo na frente na partida.
Flamengo 1×1 Botafogo – Campeonato Carioca de Juvenis de 1971
Foi o primeiro gol de Zico no Maracanã. Depois ele marcaria mais 333 gols no maior Templo do Futebol. O jogo foi uma preliminar de Flamengo e Botafogo, que contou com 142.892 presentes.
Flamengo 4×1 Fluminense – Campeonato Carioca 1986
Como disse o jornalista Roberto Assaf, “Zico só não fez chover” neste dia. Voltando de uma grave lesão no joelho, Zico marcou três vezes no clássico que ficou conhecido como o “jogo do bichado”. Aos 27 minutos do segundo tempo, ele bateu uma falta com perfeição para colocar o Flamengo na frente do placar. O jogo estava 1 a 1.
Flamengo 3 x1 Santa Cruz – Campeonato Brasileiro de 1987
O Flamengo precisava vencer para seguir à semifinal da competição. O Rubro-Negro vencia de virada por 2 a 1. Os dois gols de Zico, mas faltava a cereja do bolo. Último lance da partida. Falta na quina direita da área e o camisa 10 bateu uma falta magistral. Segundo Peu, que jogou pelo Santa Cruz, até os homens da barreira quiseram ver o gol do Galinho.
Flamengo 1×1 Grêmio – 1° jogo da final do Brasileiro de 1982
O Flamengo perdia por 1 a 0, quando Junior, atuando pela lateral esquerda, cruz pra área, Zico domina e fuzila o gol do Grêmio no fim da partida.
Flamengo 5×0 Fluminense – Amistoso 1989
No dia 02 de dezembro de 1989, Zico se despedia dos gramados oficialmente pelo Flamengo. No amistoso contra o Fluminense, o craque marcou de falta o seu último gol. Segundo ele, “encerrei a carreira fazendo o gol que mais gostava”. E foi um golaço.
Flamengo 6×0 Botafogo – Campeonato Carioca de 1981
Conhecido como o “jogo da vingança”, o clássico contra o Botafogo em 1981 representou muito para a geração de ouro do Fla. Nove anos antes, em 1972, o Flamengo havia sido goleado por 6 a 0 pelo alvinegro. A torcida esperava a vingança. Nessa partida, o Flamengo fez 4 a 0 no primeiro tempo. Zico já havia marcado, mas para muitos, o tento mais marcante do Galinho foi o segundo, marcado aos 30 minutos da segunda etapa, de pênalti. Foi o quinto do Rubro-Negro. Andrade fechou o caixão!
Flamengo 2×0 Cobreloa – Final da Libertadores de 1981
Era o terceiro jogo da final da Libertadores. O Flamengo precisava vencer para conquistar o título. Zico abriu o placar aos 17 do primeiro tempo. A consagração final aconteceu aos 29 da segunda etapa, de falta. O goleiro do chileno nem se mexe. Para o próprio Galo, esse foi o gol mais importante que marcou pelo Mais Querido.
Gol 335 no Maracanã – 2021
Esse não existiu. Fato! Mas a gente nunca viu o Zico chorar após marcar com o Manto Sagrado. Em ação do Dia dos Pais de 2021, uma patrocinadora do Flamengo resolveu recriar a voz de Seu Antunes, pai do craque, através de Inteligência Artificial. O patriarca da família Antunes nunca viu o seu filho jogar no Maracanã. Zico se posiciona no meio do campo e ouve, emocionado, o pedido do seu pai pelo gol de número 335. O vídeo viralizou e ganhou o coração dos torcedores.
Veja mais:
—
Por Tulio Rodrigues (@PoetaTulio)
+ Siga o Blog Ser Flamengo no Instagram, no Facebook, no Twitter, no Youtube e no Dailymotion
Descubra mais sobre Ser Flamengo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.