Ícone do site Ser Flamengo

Zico – A indiferença de um ídolo

Zico atendendo aos fãs Rubro-Negros

Você viu o Zico jogar? Eu não! Mas tenho certeza de que muitos torcedores responderão que sim, e contarão sobre toda a genialidade e importância que o Galo tem para a história vitoriosa do Flamengo.

Você já viu o Zico envolvido em escândalos fora de campo? Eu já! O primeiro foi um problema com impostos na Itália, quando jogava pela Udinese, e o outro foi no ano passado, pelo Flamengo. No primeiro caso, ele foi absolvido, sem qualquer mancha em seu caráter. No segundo, iniciado pelo Capitão Léo, então presidente do Conselho Fiscal, ainda não foi provado nada contra ele e seu filho. Para mim, Zico continua sendo um ídolo dentro e fora dos campos.

Ler as declarações de Zico em sua entrevista ao Jornal Extra é de partir o coração e ferir a alma. Tenho plena certeza de que o que aconteceu dentro do Flamengo deixou mágoas profundas no Galinho. Zico é Flamengo desde que se entende por gente, foi aquele jogador que, além de jogar, também torcia pelo clube. Quando ele diz que hoje é indiferente ao Flamengo, é porque se sente muito ferido com o que aconteceu.

Meu sonho é ver o Galo como presidente do Flamengo, mas no ano passado, quando Patrícia Amorim conseguiu trazê-lo para comandar o futebol, eu já fiquei radiante e esperançoso por dias melhores. Vale lembrar que o Flamengo vinha de inúmeros problemas fora de campo — o caso Bruno, Adriano e Wagner Love. Zico chegou para ajudar a apagar essa mancha na imagem do clube. Não era raro ver jogadores do Flamengo estampando as páginas policiais.

Zico ficou apenas quatro meses à frente do departamento de futebol. Ele trouxe jogadores como Borja, Val Baiano, David e Diogo, sendo os dois últimos no último dia da janela de transferências. Zico errou ao contratar esses jogadores? Sim! Mas não podemos medir a importância de Zico para o Flamengo apenas pelo desempenho desses atletas em campo.

Ele foi acusado, junto com seu filho, de se beneficiarem da parceria entre o CFZ, seu clube, e o Flamengo. Hoje, Zico cogita até processar o Flamengo. Triste! Mas o mais triste é saber que ele, atualmente, pouco se importa com o time, não o acompanha e se mostra indiferente. Está magoado e disse que essa foi a maior decepção de sua carreira no futebol. É tão triste quanto ver a diretoria do Flamengo não valorizar seus ídolos. Andrade e Adílio também sofreram com esse descaso.

O Rica Perrone, ao comentar o assunto em seu blog, disse muito bem que o futebol é lindo à distância, mas, quando você se aproxima demais, só encontra decepção. Ele foi além: afirmou que, se você quer continuar apaixonado pelo seu clube, é melhor se manter bem longe dele.

Zico e Flamengo são inseparáveis. Um não vive sem o outro. Talvez seja a maior identificação entre um clube e um jogador no futebol mundial. Quando se fala em Pelé, logo se pensa na Seleção e na Copa de 70, mas, ao falar de Zico, o que vem à mente é o Flamengo.

Zico ama o Flamengo como ama sua torcida. Ele é indiferente, sim, mas às pessoas que administram o clube, não ao Flamengo. “Eu só torço mesmo é para a torcida do Flamengo, porque vê-la triste é muito ruim.” — Zico.

Tulio Rodrigues

Siga-nos no Twitter: @blogserflamengo

Comentários
Sair da versão mobile