Futebol pragmático – Lanús 1 x 1 Flamengo

Futebol pragmático – Lanús 1 x 1 Flamengo

Podemos resumir o futebol do Flamengo nesse jogo contra o Lanús, pela Libertadores, como pragmático. Não que as ações do nosso time tenham sido eficientes, muito pelo contrário. Antes de qualquer coisa, é impossível não criticar a escalação covarde de Joel e a postura do time em campo. Supervalorizaram demais o Lanús. Como bem disse Anita Love em seu pré-jogo aqui no blog, os caras não são nenhum bicho-papão!

Apesar de termos sido dominados na maior parte do jogo, na primeira vez que chegamos efetivamente à linha de fundo, marcamos. Foi a única subida do time durante todo o primeiro tempo, resultado da atitude covarde de esperar o adversário no nosso campo de defesa.

Logo de cara, vimos o que ninguém queria: um Flamengo jogando com quatro volantes e com uma postura visivelmente recuada. E olha que o adversário não era Boca Juniors ou River Plate, mas sim o Lanús. O Lanús é o Madureira da Argentina e, até golear o San Lorenzo na semana passada, estava em crise. Foi contra esse time que o Flamengo de Joel se acovardou!

Entrar com Willians, Maldonado, Airton e Renato foi um tapa no meu juízo! Já sabia que seria um jogo truncado, com poucos lances criativos por parte do Flamengo. E foi! Se não fosse o Felipe, teríamos terminado o primeiro tempo com, no mínimo, duas bolas na rede. Aliás, Felipe não faz outra coisa nesse início de temporada a não ser salvar o Flamengo.

A zaga nem merece comentários. Todos sabem que não temos zagueiros à altura da Libertadores. Que venha logo o González! Do jeito que está, não dá, e pode piorar, com certeza! Quem não se lembra da campanha na fase de grupos da Libertadores em 2010? Ficamos fazendo contas e dependendo de três resultados para nos classificarmos para as oitavas. Não quero que isso se repita agora!

A entrada de Bottinelli deu uma boa movimentação ao meio-campo. Ele deveria ter sido titular. Faltou Ronaldinho jogar. Como sempre, R10 não se apresenta, não chama a responsabilidade, é quase uma nulidade em campo. Ainda não justificou o alto salário e as regalias que tem no clube. Agora, quem paga integralmente é o Flamengo. Da minha parte, a cobrança será ainda maior. Não quero show, quero comprometimento e o mínimo de futebol. Que pelo menos Ronaldinho acerte três passes seguidos e cobre escanteios corretamente.

Como sempre acontece, quando o Flamengo percebeu que o Lanús não era esse “bicho” todo, já era tarde! Ainda bem que, no próximo jogo, teremos Vagner Love em campo. Pelo menos, Joel não vai escalar quatro volantes. Com os dois próximos jogos em casa, além da vitória, uma postura ofensiva é obrigação! Jogar como time pequeno, desculpem a expressão: É O CARALHO!!! ISSO AQUI É FLAMENGO!!!

Espero que nenhum purista fique horrorizado com o que escrevo aqui, e vou mais longe: se essa for a forma de jogar a Libertadores, não passaremos da primeira fase. Não estou sendo pessimista ou menos flamenguista que ninguém, estou sendo realista. Temos um bom time, dá para brigar, mas, como no xadrez, o jogador precisa saber posicionar suas peças. E isso cabe ao Joel, que tem uma equipe superior à de 2008. Nem quando fomos disputar a Libertadores de 2007 com Leandro Salino, Clayton e a “República Pão de Queijo” do Ney Franco, o Flamengo jogou assim. Estou mentindo?

Sou apenas um mortal, mais um anônimo em uma constelação de rubro-negros espalhados pelo mundo, mas não vou aceitar ver o meu Flamengo jogando dessa forma, nunca! E vou reclamar todas as vezes que tal discrepância ocorrer. Espero que outros como eu pensem da mesma forma! Teremos mais cinco jogos pela Libertadores, esses garantidos. Será que teremos que comer o pão que o vascaíno amassou para passar de fase? E quando chegar a fase de mata-mata, será que vamos suportar mais uma eliminação vexatória? Lembre-se, Joel: aqui não é Bahia, nem Botafogo… Aqui é Flamengo!

Twitter: @poetatulio

Siga-nos no Twitter: @blogserflamengo

Comentários

Descubra mais sobre Ser Flamengo

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Tulio Rodrigues